A Taça de Higéia

Taça de Higéia

Todos sabemos que o mais tradicional símbolo da profissão farmacêutica é a taça com a cobra nela enrolada.
Mas, o que significa isso e de onde vem este símbolo?

Este símbolo é a taça de Higéia.

Na mitologia grega Hígia era a filha de Esculápio.Era a deusa da saúde, limpeza (daí a raiz da palavra higiene) e da sanitariedade, e exercia uma importante parte no culto do pai. Enquanto seu pai era mais associado diretamente com a cura, ela era associada com a prevenção da doença e a continuação da boa saúde. Posteriormente, como Esculápio foi vinculado à medicina e então, Hygéia foi vinculada à farmácia.

A taça Higéia representa atualmente a moderna farmácia. E assim era para ser: diferentemente de outros deuses gregos, Higéia não era aversa ao trabalho, mas era cuidadosa e cooperava em fazê-lo com perfeição.

O símbolo é composto por duas partes: a cobra e a taça.

A cobra é denominada Serpente de Epidauro, um dos templos dedicado a Esculápio. Para as sociedades ocidentais e do oriente médio, a serpente simboliza a sabedoria, a imortalidade e a cura.

A taça é uma variante do símbolo da serpente, significando a cura por meio daquilo que se ingere, ou seja, pelos medicamentos.

Em outras postagens, vamos falar de outros símbolos da profissão farmacêutica. Por enquanto, fique com as imagens da taça de Hygéia.

Anúncios

6 pensamentos sobre “A Taça de Higéia

  1. Ola Professor,
    O que significa um cálice, porém com forma de taça de vidro, branco jateado e a cobra enrolada nesta taça de cor escura, sendo uma naja cujo peito é dourado e de sua boca, ao abri-la, sai um jato de ouro e fogo ao mesmo tempo?
    Preciso saber pq sempre visualizo este cálice.
    Muito agradecida,
    Neide

    • A taça enrolada na cobra significa o poder da cura do medicamento sobre a doença. O nome desta taça é Taça de Higeia. Veja a matéria completa com a explicação neste blog.

  2. Professor, gostaria de saber se há algum registro do que Higéia dava de beber a serpente, pois todos falam desse símbolo mas ninguém parece até agora se importar com esse detalhe. Água? Poções?

    • Olá Tiago,

      Boa pergunta essa. Na verdade, Higeia não dava nada para a serpente beber. A taça, em princípio, estava vazia.
      Para explicar melhor precisamos conhecer um pouquinho mais do significado de Higeia para a mitologia grega

      Higeia se apresenta como uma mulher sentada que possui em uma das mãos a taça e na outra a serpente. É possível que, ao invés de beber da taça, a serpente verta seu veneno para ser utilizado como um fármaco. Vale lembrar que na mitologia e culturas gregas a serpente é um animal benéfico, a serpente só foi considerada um animal maléfico com a cultura judaico-cristã.
      Então, podemos supor que Higeia, com seus poderes de Deusa, fazia do veneno produzido todas as curas.

      Legal, não é?

      Prof. Paludetti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s