Equipamentos e Vidrarias

Nesta página você encontrará exemplares de equipamentos antigamente usados pelos farmacêuticos: fotos e um pouco da história de cada um. Se você possuir um equipamento antigo (ou souber de alguém que tenha) entre em contato por emeio ou deixe um comentário. Ajude-nos a manter viva a memória da profissão farmacêutica.


Jacaré para Arrolhar Frascos

Jacaré para Arrolhar Frascos

Jacaré para arrolhar frascos.

Antigamente, acreditava-se que as doenças eram causadas (pelo menos em parte) pelos espíritos do mal, que se aproximavam dos doentes. Como a farmácia é o local onde vão pessoas doentes em busca de cura, existia a superstição de que os maus espíritos acompanhavam os doentes.

Para afugentá-los, era comum as farmácias possuirem animais empalhados dependurados nas paredes ou no teto. Vários nomes de farmácias tradicionais derivam deste fato (a Botica Ao Veado d´Ouro, por exemplo, até hoje mantém uma cabeça de veado empalhado em sua decoração original).

Da mesma forma, para garantir que os maus espíritos não entrassem nos frascos de medicamentos, os farmacêuticos costumavam usar alicates especiais, com formato de animais, para apertar as rolhas que seriam colocadas nos frascos. Acreditavam os antigos boticários, que o uso deste tipo de animais impedia a entrada de possíveis espíritos do mal que estivessem por perto.

A foto apresentada é deu alicate em formato de jacaré. As patas dianteiras eram fixadas à mesa de trabalho, para facilitar a compressão da rolha e o fechamento do frasco.

Peça: Acervo da Farmácia Drogamérica – São Paulo – SP
Crédito da Foto: Prof. Paludetti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s